Faculdade

Fundada no Porto, a FCNAUP é uma das mais jovens faculdades da Universidade do Porto e a única instituição pública em Portugal a conferir a licenciatura em Ciências da Nutrição. No ensino pós graduado a FCNAUP explora diferentes vertentes destas ciências, proporcionando uma oferta variada, tanto a nível do 2.º como do 3.º ciclos de estudos. A FCNAUP aposta na qualidade da docência, na investigação e na mobilização e desenvolvimento comunitário, no país e internacionalmente. Participa em inúmeros projetos que contribuem para o seu reconhecimento nacional e internacional. Beneficia de um corpo docente altamente qualificado e experiente, que forma os estudantes na exigência e rigor, para a liderança e inovação profissionais e científicas. Proporciona-lhes as melhores oportunidades e a capacidade de adaptação à realidade do mundo em permanente mudança. Prepara-os para contribuírem, na transferência do conhecimento, para a valorização e desenvolvimento da sociedade e do mundo.
À FCNAUP são bem-vindos todos os que procuram criar e partilhar o conhecimento.
 

História

A Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto tem na sua origem o Curso Superior de Nutricionismo, criado em 1976, que conferia o bacharelato em Nutricionismo. Apoiado em entidades de já então valor e mérito incontestáveis, como o Professor Dr. Emídio Peres, esse curso veio difundir as Ciências da Nutrição em Portugal, até aí sem voz própria. O curso evoluiu como faculdade em julho de 1996 sob a designação de Instituto Superior de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. Em 1999 deu cumprimento aos recém-aprovados estatutos elegendo, pela primeira vez, os Conselhos Pedagógico e Diretivo bem como a Assembleia de Representantes. Foi em julho desse mesmo ano que adotou a atual designação: Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. Trata-se, no ensino universitário público português, da única faculdade dedicada ao ensino da Nutrição Humana.

Foi em 2002 que se iniciou o processo de concurso público de conceção do projeto de arquitetura de um edifício próprio. Ambicionava-se então a chegada das novas instalações, capazes de assegurar o ambiente adequado aos desafios a que a FCNAUP se propunha e ao sucesso que já então atingira. Num ambiente de crise europeia o projeto inicial das instalações dissipou-se e com este, um sonho de direito que o sucesso impunha seu. Não constituiu tal um impedimento à decisão, motivação e dedicação do corpo da instituição, que contornando os obstáculos e as condições de trabalho contingentes, a fez singrar a nível nacional e internacional, desenvolvendo uma comunidade académica sólida e organizada, cientificamente ativa e reconhecida, assente numa licenciatura de qualidade elevada e treinando estudantes de pré e pós-graduação participativos e ativos na investigação interdisciplinar e na intervenção na comunidade, muitos deles atualmente profissionais e/ou investigadores de renome.

Atualmente ainda instituída em instalações não próprias, a FCNAUP aguarda a concretização de uma nova promessa, ambicionando muito em breve implementar o seu conhecimento em terreno próprio que facilite alargar, explorar e partilhar a maturação e o brio científico que até hoje atingiu.
 

Missão / Valores

A MISSÃO: Criar, desenvolver e facultar formação e conhecimento científico, com qualidade, num ambiente de investigação em estreita ligação com a comunidade.

Os VALORES: Ética, Integridade, Exigência Científica, Liberdade Individual.

Apoiados na dedicação, compromisso, diversidade e cooperação, a missão e os valores concorrem para a afirmação da IDENTIDADE da FCNAUP.
 

Universidade do Porto

Com origens que remontam ao século XVIII, a Universidade do Porto é uma das maiores instituições de ensino e investigação científica de Portugal e situa-se entre as mais conceituadas universidades da Europa. Integra 14 faculdades, uma business school e 60 unidades de investigação, distribuídas por três polos universitários localizados na cidade do Porto. Oferece uma excecional variedade de cursos, abrangendo todos os níveis de ensino superior e todas as grandes áreas do conhecimento. Com mais de 600 programas de formação (das licenciaturas aos doutoramentos, passando pela educação contínua), a Universidade do Porto possui soluções de ensino para todos os públicos. Anualmente frequentam-na cerca de 3700 estudantes estrangeiros, de 146 diferentes países do mundo, sendo que mais de metade escolhe a U.Porto para realizar a totalidade do seu curso superior.
A Universidade do Porto é o maior produtor de Ciência em Portugal, sendo responsável por mais de 23% dos artigos científicos portugueses indexados anualmente na ISI Web of Science.

Veja mais informações no portal da Universidade do Porto